Devotos participam de ritual praticado por Jesus na última ceia
NOTÍCIAS 17-04-2014
Representando os doze apóstolos, pessoas da comunidade tiveram seus pés lavados por pároco em cerimônia

Um dos rituais praticados por Jesus Cristo na noite da última ceia foi relembrado nesta quinta-feira, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Santos. Representando os doze apóstolos, pessoas da comunidade participaram da tradicional cerimônia do Lava Pés, celebrada pelo pároco Javier Mateo Arana, responsável pela igreja.

Na época de Cristo, as pessoas caminhavam por estradas de terra e chegavam aos seus destinos com os pés empoeirados. Por isso, assim que um visitante entrava numa casa, vinha um escravo, caso houvesse algum ali, para lavar-lhe os pés.

Na última ceia, Jesus assumiu a posição de servo. Colocou água na bacia e pegou a toalha. Em seguida, abaixou-se e humildemente lavou os pés de cada um dos doze apóstolos.

"Para mim é a celebração mais marcante do ano litúrgico. É a missa do amor", afirmou o pároco.