Campanha da Fraternidade 2016 "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca" (Am 5,24)
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 01-02-2016

Oração oficial da Campanha da Fraternidade 2016

Deus da vida, da justiça e do amor, Vós fizestes com ternura o nosso planeta, morada de todas as espécies e povos.

Dai-nos assumir, na força da fé e em irmandade ecumênica, a corresponsabilidade na construção de um mundo sustentável e justo, para todos.

No seguimento de Jesus, com a Alegria do Evangelho e com a opção pelos pobres.

Dom Pedro Casaldáliga (Prelazia de São Felix do Araguaia)

Objetivo geral:

Assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum.

Objetivos específicos:

1.Unir igrejas, diferentes expressões religiosas e pessoas de boa vontade na promoção da justiça e do direito ao saneamento básico;

2.Estimular o conhecimento da realidade local em relação aos serviços de saneamento básico;

3.Incentivar o consumo responsável dos dons da natureza, principalmente da água;

4.Apoiar e incentivar os municípios para que elaborem e executem o seu Plano de Saneamento Básico;

5.Acompanhar a elaboração e a excussão dos Planos Municipais de Saneamento Básico;

6.Desenvolver a consciência de que políticas públicas na área de saneamento básico apenas tornar-se-ão realidade pelo trabalho e esforço em conjunto;

7.Denunciar a privatização dos serviços de saneamento básico, pois eles devem ser política pública como obrigação do Estado;

8.Desenvolver a compreensão da relação entre ecumenismo, fidelidade à proposta cristã e envolvimento com as necessidades humanas básicas.