1/9 - Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação
NOTÍCIAS 01-09-2016

Acesse a página oficial do Movimento Católico Global pelo Clima para conhecer a Carta e o vídeo do Papa Francisco para a data:

Segundo Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação
1 de setembro de 2016
Um tempo de oração proposto para uma
Adoração Eucarística ou Vigília de Oração*
(* Texto elaborado pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz)

ACOLHIMENTO AUDIOVISUAL:
Um mini-vídeo (5 minutos) de imagens, música e legendas da Laudato Si’ em inglês, italiano e espanhol:

Mini-vídeo (1,5 minutos) em espanhol com legendas em português. O Santo Padre pede-nos que cuidemos da criação – um dom gratuito – cultivando-a e protegendo-a paras as gerações futuras. https://youtu.be/lJ8kWgHtDvk

Acolhimento: Apesar dos nossos pecados e dos desafios tremendos que temos pela frente, nunca percamos a esperança: «O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem Se arrepende de nos ter criado (…), porque Se uniu definitivamente à nossa terra e o seu amor sempre nos leva a encontrar novos caminhos». No dia 1 de setembro em particular, e depois no resto do ano, rezemos:
Coleta do Ofício Ortodoxo de Vésperas pela Preservação da Criação
Deus Omnipotente, que criaste todas as coisas com sabedoria e que as proteges e guias com a tua mão toda-poderosa, concede a graça de que toda a criação possa prosperar e escapar ilesa aos elementos hostis; pois tu, ó Mestre, ordenaste que as obras das tuas mãos se mantivessem intactas até ao fim dos tempos; pois tu falaste e elas vieram a existir e recebem de ti misericórdia para se poderem livrar de todo o mal e para a salvação da raça humana, que glorifica o teu nome, que é louvado acima de todos. Ámen.
Leituras bíblicas
Génesis 2, 4-9; 15: “Quando o Senhor Deus fez a Terra e os céus…”.
Salmo 51 (50), 1-14: “Tem compaixão de mim, ó Deus…”.
Lucas 20, 9-13: “Um homem plantou uma vinha, arrendou-a a uns vinhateiros…”.

Passagens da Mensagem do Santo Padre, “Usemos de misericórdia para com a nossa casa comum”.

Homilia

Oração de S. Francisco, Laudato si’,
Cântico de Daniel 3, 57-88, 56

Intercessões/ Oração dos Fiéis
Ó Deus todo-poderoso, que estás presente em todo o universo e na mais pequena das tuas criaturas, tu que tratas com ternura tudo o que existe, escuta a nossa oração enquanto dizemos: Kyrie, eleison.
– Tu que trouxeste todas as coisas à existência a partir do nada e concedeste a cada uma que cumprisse infalivelmente o desígnio que estabeleceste desde o início: derrama a tua bênção sobre toda a criação.
Kyrie, eleison.
– Tu que ordenaste leis imutáveis para toda a criação, de modo a que o universo se possa manter e reger: guia todas as nações rumo à paz sob os teus mandamentos.
Kyrie, eleison.
– Em ti vivemos, nos movemos e existimos: mantém incólume a terra e socorre os abandonados. Kyrie, eleison.
– Em ti, nós, teus servos, colocámos a nossa esperança para a nova criação, pela tua misericórdia que a todos regenera leva-nos a semear a beleza.
Kyrie, eleison.
– Tu que enviaste Jesus Cristo ao mundo para converter os corações dos pecadores: põe fim aos desejos malignos que buscam apenas benefícios para si mesmos à custa dos pobres e da nossa terra.
Kyrie, eleison.
– Tu que inspiras os nossos corações para que contemplem com maravilha a tua criação: concedenos o sopro dos ventos e o curso das águas.
Pater Noster
Oração Conclusiva
«Ó Deus dos pobres,
ajudai-nos a resgatar os abandonados e esquecidos desta terra que valem tanto aos vossos olhos (…).
Ó Deus de amor, mostrai-nos o nosso lugar neste mundo como instrumentos do vosso carinho por todos os seres desta terra» (Laudato Si’, 246). Ó Deus de misericórdia, concedei-nos a graça de receber o vosso perdão e transmitir a vossa misericórdia em toda a nossa casa comum.
Louvado sejais.
Ámen.

BÊNÇÃO CONCLUSIVA
Deus, origem de todo o bem, vos bendiga e conceda êxito às vossas realizações para que possais receber a alegria dos seus dons e louvar o seu nome agora e para sempre. R/: Ámen.
+++
Da Carta do Santo Padre de 6 de agosto de 2015 aos Cardeais Koch e Turkson:
Como cristãos, queremos oferecer a nossa contribuição para a superação da crise ecológica que a humanidade está vivendo. Por isso devemos, antes de tudo, buscar no nosso rico património espiritual as motivações que alimentam a paixão pelo cuidado da criação, lembrando sempre que para aqueles que creem em Jesus Cristo, Verbo de Deus que se fez homem por nós, «a espiritualidade não está desligada do próprio corpo nem da natureza ou das realidades deste mundo, mas vive com elas e nelas, em comunhão com tudo o que nos rodeia» (Laudato si’, 216). A crise ecológica nos chama, portanto, a uma profunda conversão espiritual: os cristãos são chamados a uma «conversão ecológica, que comporta deixar emergir, nas relações com o mundo que os rodeia, todas as consequências do encontro com Jesus» (ibid., 217). De facto, «viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspeto secundário da experiência cristã, mas parte essencial duma existência virtuosa» (ibid.).

► Pagina Oficial