Baixada Santista terá festa em homenagem à Madre Teresa de Calcutá
NOTÍCIAS 01-09-2016
Madre Teresa de Calcutá será reconhecida santa após curar milagrosamente um engenheiro de Santos (Foto: AFP)

O domingo será de emoção para os devotos de madre Teresa de Calcutá. A beata será canonizada no Vaticano após o Papa Francisco aprovar um decreto, reconhecendo um milagre atribuído à religiosa - a cura inexplicável de um homem que tinha múltiplos tumores no cérebro.

Quem não puder acompanhar a cerimônia na Itália, poderá participar dos festejos em homenagem à madre na Baixada Santista. A programação inclui novena, festa e missas.

Além das celebrações que ocorrem entre esta quinta-feira (1º) e segunda (5), haverá missa de ação de graças com a presença do bispo diocesano de Santos, dom Tarcísio Scaramussa, no próximo dia 17.

A Igreja Nossa Senhora Aparecida, em São Vicente, aguarda o retorno do padre Elcio de Assis Machado, responsável pela paróquia, para marcar um evento com a comunidade local ainda este mês.

Além de dom Tarcísio e padre Elcio, outros integrantes da Diocese de Santos estarão no Vaticano. Entre eles, o padre Elmiran Ferreira, que acompanhou o caso do engenheiro de Santos que se tornou o segundo milagre de madre Teresa, e o promotor de justiça do Tribunal Diocesano para a causa de madre Teresa, padre Caetano Rizzi.

Confira a programação

>> Festa da beata madre Teresa de Calcutá

Novena às 18h30 e missa às 19h desta quinta, sexta e sábado. No domingo, novena acontecerá às 17h30 e a missa, às 18h. Tudo na Igreja Sagrada Família (Praça Bruno Barbosa, s/nº, Castelo, Santos).

>> Terço e missa em homenagem à Madre Teresa de Calcutá

No sábado, terço às 16h e missa às 17h na Comunidade Bom Pastor e madre Teresa de Calcutá (Rua dos Calungas, 286, Esplanada dos Barreiros, São Vicente).

>> Festa de Santa Teresa de Calcutá

Próxima segunda-feira, às 19h, na Igreja Sagrada Família, em Santos.

Santa missa em ação de graças pela canonização de madre Teresa de Calcultá

Dia 17 de setembro, às 9h. A missa será presidida pelo bispo diocesano de Santos, dom Tarcísio Scaramussa, na Catedral de Santos (Praça José Bonifácio, s/nº, Centro, Santos).

Religiosa se dedicou por mais de 40 anos aos mais necessitados e adoentados (Foto: UN Photo/B Lane

Milagre

O decreto que autorizou a canonização da beata foi publicado em 17 de setembro de 2015, após cardeais encarregados de examinar a causa da religiosa confirmaram o segundo milagre atribuído a seu nome.

A segunda cura milagrosa da religiosa aconteceu em Santos, em 2008, após a devoção e confiança de um homem em seu nome.

O estado do santista Marcilio Haddad Andrino, de 42 anos, diagnosticado com hidrocefalia (acúmulo excessivo de líquido dentro do crânio, que leva ao inchaço cerebral) e tinha oito abscessos (acúmulo de pus) espalhados pelo cérebro, não animava os médicos.

Desacreditados, eles o internaram em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), enquanto organizavam os recursos para levar o homem ao centro cirúrgico, onde colocaria um dreno.

Depois de apenas meia hora de ausência, o médico voltou para a sala de cirurgia e viu o paciente sentado, acordado, perfeitamente consciente, perguntando "o que estou fazendo aqui?".

No dia seguinte, o homem não sentia mais nenhuma dor e, realizados os exames novamente, não apresentava mais nenhum tipo de acúmulo no cérebro. Os médicos ainda não conseguem explicar o que aconteceu. Muito menos o motivo da doença, até então agressiva, ter recuado. Mesmo assim, nem todos acreditam em milagre.

História

Madre Teresa de Calcutá (1910-1997), que nasceu em uma família albanesa na Macedônia, fundou sua própria congregação em 1950, as Missionárias da Caridade, e se dedicou durante mais de 40 anos aos menos favorecidos e aos doentes, principalmente na cidade de Calcutá, na Índia.

Suas ações a fizeram ser agraciada com o Prêmio Nobel da Paz de 1979. Seu falecimento foi motivo de união e comoção em todo o mundo.

Seu enterro ocorreu em 5 de setembro de 1997, em Calcutá, onde milhões acompanharam seu corpo pelas ruas. Chefes de Estado e governantes de todo o mundo estiveram presentes no funeral.

Em 19 de outubro de 2003, ela foi beatificada por João Paulo II, em Roma. A cerimônia teve a presença de 300 mil fiéis.

► A Tribuna