Fraternidade e políticas públicas
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 10-03-2019

Oração da Campanha da Fraternidade 2019

Pai misericordioso e compassivo,
 que governais o mundo com justiça e amor,
 dai-nos um coração sábio para reconhecer a presença do vosso Reino
 entre nós.

Em sua grande misericórdia, Jesus,
 o Filho amado, habitando entre nós
 testemunhou o vosso infinito amor
 e anunciou o Evangelho da fraternidade e da paz.

Seu exemplo nos ensine a acolher
 os pobres e marginalizados, nossos irmãos e irmãs
 com políticas públicas justas,
 e sejamos construtores de uma sociedade humana e solidária.

O divino Espírito acenda em nossa Igreja
 a caridade sincera e o amor fraterno;
 a honestidade e o direito resplandeçam em nossa sociedade
 e sejamos verdadeiros cidadãos do “novo céu e da nova terra”

Amém!

Hino da Campanha da Fraternidade 2019

01 – “Eis que o Senhor fez conhecer a salvação
 E revelou sua justiça às nações”.
Que, neste tempo quaresmal, nossa oração
 Transforme a vida, nossos atos e ações.

Refrão:
 Pelo direito e a Justiça libertados,
 Povos, nações de tantas raças e culturas.
 Por tua graça, ó Senhor, ressuscitados,
 Somos em Cristo, hoje, novas criaturas.

02 – Foi no deserto que Jesus nos ensinou
 A superar toda ganância e tentação.
 Arrependei-vos, eis que o tempo já chegou.
 tempo de Paz, Justiça e reconciliação.

03 – Em Jesus Cristo uma nova aliança
 Quis o Senhor com o seu povo instaurar.
 Um novo reino de justiça e esperança,
 Fraternidade, onde todos têm lugar.

04 – Ser um profeta na atual sociedade,
 Da ação política, com fé, participar
 É o dom de Deus que faz, do amor, fraternidade,
 E bem comum faz bem de todos se tornar!

Foram recebidas mais de 98 sugestões de temas para a Campanha da Fraternidade 2019. Os temas foram enviados por Dioceses, Regionais e também de Órgãos Governamentais (Polícia Rodoviária Federal e Ministério do Trabalho). De todos os temas que foram recebidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), apenas 7 deles foram escolhidos e foram para a votação. Os temas finalistas foram: políticas públicas, trânsito, comunicação, família, educação, direitos humanos e fraternidade

Foi também realizado um debate, onde foram dialogados todos os prós e contras referentes aos 7 temas finalistas. Em seguida, foi realizado uma votação, e apenas os temas “Fraternidade e política públicas”, “Fraternidade: políticas públicas e direitos humanos” e “Trânsito: respeito à vida” receberam votos.

Após a votação, o tema mais votado foi “Fraternidade e políticas públicas”. Foi escolhido este tema, pois durante o diálogo ele recebeu diversos argumentos, onde acabou sendo decidido que as “políticas públicas” seria o tema ideal a ser trabalhado na CF 2019, pois abordava todas as outras propostas indicadas pelos membros.

Dom Murilo S.R. Krieger, scj, Arcebispo de São Salvador da Bahia – Primaz do Brasil

Se cada CF é uma proposta de conversão quaresmal, a deste ano tem como objetivo “estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade”.

Políticas Públicas são ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos previstos na Constituição Federal e em outas leis. É preciso ter clareza quanto à diferença que há entre “política” e “Políticas Públicas”. A política é o espaço de poder e opiniões em que diferentes necessidades se enfrentam ou se unem, com visões e concepções distintas, em busca do interesse comum. Já as Políticas Públicas englobam os mais diferentes ramos do pensamento, como as ciências sociais, as ciências políticas, as ciências econômicas e as ciências da administração pública. As Políticas Públicas representam, pois, soluções específicas para o atendimento das necessidades e a solução dos problemas da sociedade. Dizem respeito às ações do Estado que buscam garantir a segurança e a ordem sociais e regular a relação entre as instituições e os diversos atores, sejam individuais ou coletivos (consumidores, empresários, trabalhadores, corporações, centrais sindicais, mídia, entidades do terceiro setor etc.), envolvidos na solução de um determinado problema.

Há Políticas Públicas de Estado e de governo. As políticas de Estado encontram-se amparadas pela Constituição (“Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente” – Art. 1º, parágrafo único), e devem ser realizadas independentemente do governo que estiver no poder. Já as políticas de governo são especificas a cada período do governante, uma vez que no regime democrático há alternância no exercício dos poderes executivo e legislativo.

Um dos atores principais na formulação da proposta de implementação de Políticas Públicas é a denominada Sociedade Civil, especialmente por meio do Terceiro Setor. Abre-se aqui, portanto, um imenso campo de participação para os cidadãos, chamados a dar sua contribuição quando se trata da escolha das Políticas Públicas a serem implementadas. Critérios fundamentais devem ser observados na escolha dessas Políticas, sobretudo a garantia dos direitos fundamentais do ser humano, isto é, a ordem justa da sociedade e a justiça social, que nos obrigam a ter uma preocupação especial com os mais pobres e desprotegidos.

.:: • © Copyright 2010 - 2019, Paróquia Nossa Senhora do Carmo ® • Santos • São Paulo • (13) 3261-2793 • paroquia@paroquiadocarmo.org.br • http://www.paroquiadocarmo.org.br .::