Construída sob o espírito de comunidade
PARÓQUIA 01-02-2020

A história da Paróquia Nossa Senhora do Carmo é o registro do que uma comunidade sob o espírito de união, cidadania e, com a graça de Deus, é capaz de realizar. Tudo começa no início dos anos 60, quando foi criada, fruto do desmembramento das Paróquias Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio do Embaré, devido às suas grandes extensões territoriais e ao desenvolvimento do bairro da Ponta da Praia.

A nova paróquia foi confiada à Província Carmelitana de Santo Elias- proprietária do Colégio do Carmo, e, ainda não existindo Igreja Matriz, um salão no andar térreo do colégio foi adaptado. Assim, no dia 31 de janeiro de 1960, na presença de autoridades e representantes do clero, D. Idílio José Soares instala a Paróquia N.S. do Carmo da Ponta da Praia. As missas eram celebradas por Frei Nuno Alves Correia, primeiro pároco e administrador do Colégio.

À época, o bairro da Ponta da Praia era extremamente pobre, com ruas de terra, valas, esgoto a céu aberto, sendo habitado por pescadores e chacareiros. A comunidade, que se formava, toma consciência, então, da necessidade de oferecer à população carente um atendimento social e, em 12 de dezembro de 1962, foi fundada a Assistência Social da Ponta da Praia, que até hoje abriga uma das melhores creches de Santos, assistindo a 160 crianças.

Diante de muitas dificuldades chegou-se à conclusão de que era necessário construir um segundo pavimento, em cima do prédio da Assistência Social, para abrigar a igreja. Sua construção não foi fácil - um grande mutirão se formou, envolvendo vicentinos, paroquianos e moradores do bairro. Os próprios paroquianos colocaram as telhas da igreja. Finalmente, em 1966, foi inaugurado o prédio definitivo da Paróquia.

Um período de transição se verificou, quando da passagem da Paróquia e da Assistência aos cuidados da Mitra Diocesana. Durante a transição, muitos frades carmelitas se revezaram no atendimento à comunidade. Depois de Frei Nuno, substitui-o: Frei Eduardo, Frei Clóvis, Frei Martinho, Frei Geraldo, Frei Angelino e novamente Frei Martinho.

Com a saída dos Carmelitas, a paróquia contou com o trabalho do diácono, hoje Pe. Caetano, Pe. Paulo Horneaux, Mons. Primo Vieira, Mons. Nelson de Paula e por último, em 22 de março de 1985 assume Pe Javier Mateo Arana.

Começa uma nova etapa : a comunidade se organiza passando de uma instabilidade à presença constante do pároco. Estrutura-se, também, as finanças da Paróquia.

Usando as palavras de Pedro Chagas: “Do dia da posse até os dias de hoje, houve muitas mudanças a começar pelas celebrações dominicais. A frequência do povo nos atos litúrgicos cresceu, sendo que nas festas maiores do Calendário Litúrgico, devido o grande fluxo de pessoas, as celebrações são realizadas no Colégio Coração de Maria. Toda comunidade celebrante, principalmente os grupos, são conscientizados, pelo estudo e reflexão da Palavra e a oração, a assumirem a caminhada baseada na nova evangelização, Rumo ao Terceiro Milênio, anunciando, dialogando e testemunhando com a vida e o serviço aos irmãos, através dos Grupos: de Oração, de Fé e Vida, de Casais, de Jóvens, de Canto e Liturgia, da Catequese de Primeira Eucaristia, de Círculos Bíblicos, da Pastoral do Trabalho, da Pastoral do Batismo, da Terceira Idade, dos Coroinhas, da Ação Social, dos Vicentinos, da Pastoral da Criança, da Pastoral da Saúde.

A Comunidade sempre responde positivamente a favor de qualquer necessidade.

O Templo foi todo reformado, por dentro e por fora, inclusive na escadaria, foi adaptada uma rampa para acesso de paroquianos especiais.

O novo visual do Templo, todo em cerâmica, tem na fachada principal, Maria ao pé da Cruz e na lateral oposta, também em mosaico, a figura de Jesus com mais de três metros de altura, convidando o povo a segui-lo. Obras feitas pelo renomado artista Daniel Bezerra. Repletas de beleza e ternura nos convidam não só à oração, mas, sobretudo, à uma tomada de posição na nossa caminhada”.

Do testemunho de Pedro aos dias de hoje, a Paróquia N S do Carmo nunca deixou de evoluir, atenta sempre aos desafios que os novos tempos trazem outros grupos se formaram, ampliando a ação evangelizadora, em sintonia à orientação de “uma Igreja em saída” do Papa Francisco. A casa paroquial foi construída, assim, como nosso Centro de Convivência.

Mas, não poderíamos deixar de registrar que sem o envolvimento e esforço de toda comunidade (religiosos, sacerdotes e leigos), que com seu serviço, desprendimento, colaboração muito se empenharam e se empenham ,ainda, na construção e organização de nossa Paróquia, não estaríamos hoje aqui reunidos para comemorar a caminhada de uma comunidade viva, acolhedora e evangelizadora.

.:: • © Copyright 2010 - 2020, Paróquia Nossa Senhora do Carmo ® • Santos • São Paulo • (13) 3261-2793 • paroquia@paroquiadocarmo.org.br • http://www.paroquiadocarmo.org.br .::