MAGISTÉRIOO que é?
PARÓQUIA --0

Feito pelo Papa, pela Cúria Romana, Bispos, Concílios Ecumênicos e Conferências Episcopais, o Magistério consiste numa série de diretrizes sobre a posição oficial da Igreja a respeito de diversos fatos da vida e da fé, como aborto, casamento, morte, divindade de Cristo etc.

Essas diretrizes são feitas tendo como base a Bíblia, a tradição e as orientações dos primeiros padres (patrística), e sofrem reinterpretarão de acordo com novos contextos em que a Igreja está inserida.

Abaixo uma explicação mais detalhada do magistério:

Magistério interpreta. A razão da nossa esperança (1Pd 3,15) e o conhecimento daquilo em que crê a Igreja se firmam na Tradição, na Escritura e no Magistério.

O patrimônio sagrado da fé, contido na Tradição (palavra transmitida) e Escritura (palavra escrita), confiado à totalidade da Igreja, é interpretado autenticamente pelo Magistério, com assistência do mesmo Espírito que àquelas inspira.

O Concílio Vaticano II dispõe sobre e como se explicita o magistério: "O ofício de interpretar autenticamente a palavra de Deus escrita ou transmitida foi confiado unicamente ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade se exerce em nome de Jesus Cristo" (Constituição Dogmática Dei Verbum sobre a Revelação Divina, n. 10).

Fundamentação teológica do magistério. O fundamento teológico da autoridade magistral da Igreja reside na cristologia, posto que ela se exerce em nome de Jesus Cristo.

É cristológico. Karl Rahner (1904-1984), padre e respeitável teólogo, em sua obra Curso Fundamental da Fé (pp. 440-1), explicita: "E este fundamento consiste precisamente no fato de Jesus Cristo ser o vértice absoluto, irreversível e insuperável da história da salvação.

Em Jesus Cristo, a fundamental autocomunicação de Deus, que sustenta toda a história da salvação da humanidade, chegou a tal tangibilidade histórica, que agora, precisamente nessa fase escatológica, a vitória da autocomunicação de Deus enquanto verdade e graça, enquanto santidade é irreversível, inclusive ao nível de sua manifestação histórica."

Docilidade do magistério à Escritura. O Concílio Vaticano II expõe que o Magistério não se sobrepõe à Palavra de Deus: "Tal Magistério evidentemente não está acima da Palavra de Deus, mas a seu serviço, não ensinando senão o que foi transmitido, no sentido de que, por mandato divino e com a assistência do Espírito Santo, piamente ausculta aquela palavra, santamente a guarda e fielmente a expõe.

E deste único depósito da fé [o Magistério] tira o que nos propõe para ser crido como divinamente revelado." (Dei Verbum, n. 10). K. Rahner: "o Magistério não está acima da Escritura, mas apenas tem a tarefa de dar testemunho da verdade da Escritura, mantê-la viva e propô-la de maneira sempre nova no seio de horizontes de compreensão historicamente mutáveis como a mesma verdade sempre igual e permanente."

Exercício da autoridade magisterial. O Concílio Vaticano II explicita que os Bispos "São os mestres autênticos dotados da autoridade de Cristo que pregam ao povo a eles confiado a fé que deve ser crida e praticada" (Lumen Gentium, n. 25).

A autoridade magisterial cabe, pois, ao Papa, que é Chefe do Colégio dos Bispos, aos Bispos em comunhão com o Papa e com os membros do mesmo Colégio nas várias circunstâncias especificadas em documentos da Igreja (Lumen Gentium, n. 25; Decreto Christus Dominus, ns. 12-14; Código de Direito Canônico de 1983, cânones ns. 749, 750, 752 e 753; e Catecismo da Igreja Católica, ns. 77, 85-87, 884-892 e 2033-2035).