SACRAMENTOS
DOUTRINA --0

"A toda a vida toda a graça" (Santo Tomás de Aquino)

Sacramento vem da palavra latina sacramentum. Originariamente, sacramentum "é o ato de consagração com que o soldado [romano] se compromete a total fidelidade ao seu imperador e desta consagração traz sobre seu corpo impresso um ‘sinal-selo'" (S. Marsili, in Dicionário de Liturgia, Paulus, 2ª ed., p. 1059).

"Mysterion", palavra grega, era primordialmente o rito que tinha como objetivo "tornar presente um acontecimento de salvação já acontecido em tempos distantes e só secundariamente implicava uma consagração (já que o ‘mistério' se realizava para consagrar alguém à divindade salvífica). O ‘sacramento', ao invés, lembrava, antes de mais nada e quase que exclusivamente, a idéia de consagração" (S. Marsili, in Dicionário, p. 1059).

Pela metade do segundo século, os cristãos de Roma começaram a falar o latim. Importava traduzir para a língua latina os textos gregos.

Na versão latina do Novo Testamento, a palavra grega mysterion ora foi traduzida por sacramentum ora foi decalcada (copiada literalmente) na forma latina misterium. E mysterion é, "no sentido da teologia paulina, a ação salvífica de Deus em Cristo e precisamente na sua tríplice gradação: AT-Cristo-igreja" (B. Neunheuser, in Dicionário, p. 758).

No início do século III, o termo sacramentum entra na linguagem cristã por intermédio de Tertuliano. Este, "por analogia, chama de ‘sacramentum militare' o batismo, como inscrição na "milícia de Cristo"" (S. Marsili, in Dicionário, p. 1059).

Para Odo Casel (1886-1948), OSB: "Sacramento tem o mesmo...significado de mistério e, nos textos litúrgicos, possui o mesmo sentido amplo" (citado por B. Neunheuser, in Dicionário, p. 762). Para Salvatore Marsili, também da OSB: "Talvez se deva à convergência-polivalência dos dois termos o fato de que na versão latina NT ‘mysterion' às vezes traduzido por ‘sacramentum' (...), outras vezes faz-se apenas a transliteração do termo grego para sua forma latina de ‘mysterium' (...). Esse fato certamente nos autoriza a conservar o sentido pleno do termo ‘mistério', mesmo quem se lê - na tradução correspondente - a palavra ‘sacramento'." (in Dicionário, p. 1059).

Afinal: "Deus-Cristo/igreja-ações sacramentais: eis a tríade que o termo ‘misterium (sacramentum)' quer compreender e resumir" (B. Neunheuser, in Dicionário, p. 764).

Pelo termo sacramento são indicados hoje os sete meios de graça, sinais do mistério salvífico de Cristo.