PERGUNTAS-RESPOSTAS
ARTIGOS --0

Respostas a dúvidas frequentes de paroquianos

PERGUNTA: Participei da missa hoje, sábado, pela manhã, posso novamente comungar nesta missa das 16:30 horas?

RESPOSTA: Sim. Pode. E até pode porque as duas missas pertencem a tempo litúrgico diário diferente, posto que a celebração do Dia do Senhor (domingo) já começa na tarde de sábado, ou seja, começa com as vésperas do dia precedente (Normas Universais sobre o Ano Litúrgico e o Calendário, n. 3).

PERGUNTA: Vim para a missa. O padre não está. É um leigo que vai celebrar. Compensa ficar? Tem valor? Preciso ir à missa "novamente"?

RESPOSTA: As três interrogações merecem respostas nesta ordem: 1) Compensa ficar? Sim, compensa ficar. 2) Tem valor? Sim, tem valor. 3) Preciso ir à missa "novamente"? Não. Se o objetivo é satisfazer preceito dominical (participação da missa), necessariamente não precisa ir à missa "novamente".

Explica-se:

1) O cristão é convidado a participar da celebração dominical na sua comunidade: celebração da Eucaristia ou celebração da Palavra (cf. Johan Konings, SJ, Liturgia Dominical, Petrópolis, Editora Vozes, 2003, p. 18, nota de rodapé).

No caso, por circunstâncias específicas, a comunidade só tem condições de oferecer, no dia e horário objeto de indagação, a celebração da Palavra.

Pelo fato de pertencer à comunidade, que naquele momento se reúne em assembléia para celebrar, compensa (e deve) ficar, porque, do contrário, não é comunidade e acaba de correr o risco de sequer formar a comunidade celebrante. Compensa ficar até mesmo por deferência à comunidade.

2) Cristo prometeu: "onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles" (Mt 18,20). Cristo vai além: não só está presente, mas é Ele mesmo que toma emprestada a voz humana para anunciar.

Nesse sentido, o Concílio Vaticano II lembra: "Presente está pela Sua palavra, pois é Ele mesmo que fala quando se lêem as Sagradas Escrituras na igreja. Está presente finalmente quando a Igreja ora e salmodia" (SC 7).

E o Concílio continua: "Incentive-se a celebração sagrada da Palavra de Deus (...), sobretudo naqueles lugares onde falta o padre" (SC 35,4).

Em sentido similar, o Código de Direito Canônico (Cân. 1248, § 2): " Por falta de ministro sagrado ou por outra causa grave, se a participação na celebração eucarística se tornar impossível, recomenda-se vivamente que os fiéis participem da liturgia da Palavra (...)".

Ione Buyst, cuja vida tem sido dedicado à Liturgia, afirma: "Nenhum cristão deve ter dúvidas sobre o valor da celebração da Palavra na comunidade, aos domingos.

Não deve largar sua comunidade naquele dia para ir assistir missa em alguma paróquia no centro da cidade, ou para rezar em casa sozinho ou ver e ouvir missa pelo rádio ou televisão.

Cristo o espera com sua palavra na reunião da comunidade, que é o Corpo de Cristo, e sacramento de nossa comunhão com Ele. Não deve substituir esta reunião. Pois quando não participamos da celebração, prejudicamos a comunidade.

É como se no corpo faltasse um dedo, ou um braço ou um ouvido." (Celebração do Domingo ao redor da Palavra de Deus, Petrópolis, Editora Vozes, 8ª edição, 1999, p. 26).
Portanto, a celebração da Palavra tem grande valor cristológico para a comunidade eclesial.

3) Os esclarecimentos acima (1 e 2) parecem suficientes e aplicáveis, no conjunto, à terceira indagação. Sobre o tema (condições para as celebrações dominicais na ausência do presbítero), também tratou o 1º Sínodo da Diocese de Santos, cujas conclusões foram convertidas no livro "Buscar juntos renovar a Igreja" (pp. 106-115).