PADROEIRA
PARÓQUIA --0

Ao olharmos para a história da Igreja encontraremos uma linda página marcada pelos homens de Deus, mas também pela dor, fervor e amor a Virgem Mãe de Deus; é a história da Ordem dos Carmelitas, que como testemunha o cardeal Piazza: "O Carmo existe paraMaria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e de triunfos, na sua vida interior e espiritual"

Carmelo (em hebraico, "carmo" significa vinha; e "elo" significa Senhor ; portanto vinha do Senhor) este nome nos aponta para a famosa montanha que fica na Palestina, donde o profeta Elias e o sucessor Elizeu fizeram história com Deus, e com Nossa Senhora que foi pré figurada pelo primeiro numa pequena nuvem (cf 1 Rs 18, 20-45).

Estes profetas foram "participantes" da obra Carmelita, que só vingou devido a intervenção de Maria, pois a parte dos monges do Carmelo que sobreviveram (século XII) da perseguição dos mulçumanos; chegaram fugidos na Europa e elegeram São Simão Stock como seu Superior Geral; este por sua vez estava no dia 16 de Julho intercedendo com o Terço, quando Nossa Senhora apareceu com um Escapulário na mão e diz-lhe:

"Recebe, meu filho, esta Escapulário da tua ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo.

Todo o que morrer com  este Escapulário será preservado do fogo eterno".

Vários Papas promoveram o uso do escapulário, e Pio XII chegou a escrever: "Devemos colocar em primeiro lugar a devoção do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo... e ainda... Escapulário não é 'carta-branca' para pecar; é uma 'lembrança' para viver cristãmente e  assim alcançar a graça duma boa morte".

Neste dia de Nossa Senhora do Carmo não tem como não falar da história dos Carmelitas e do Escapulário, pois onde estão os filhos aí está a amorosa Mãe.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO

Ó Santíssima e Imaculada Virgem Maria, Ornamento e glória do Carmelo, vós que velais tão particularmente sobre os que vestem vosso sagrado escapulário, velai também sobre nós e cobri-nos com o manto da vossa maternal proteção.

Fortalecei nossa fraqueza com o vosso poder e dissipai com a vossa luzas trevas do nosso coração, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade.

Ornai nossa alma com todas  as virtudes, afim de que ela se torne sempre mais amada pelo vosso divino filho.

Assitinos durante  a vida, consolai-nos com a vossa amavél presença na hora da morte, e apresentai-nos a Santísima  Trindade como vossos filhos e sevos fiéis, para  que nós possamos louvar-vos eternamente no céu.

Assim seja. ( rês Aves Marias)

Nossa Senhora do Carmo...rogai por nós!

O ESCAPULÁRIO

Normas Práticas no uso do Escapulário:

- O escapulário é imposto só uma vez por um sacerdote, com a imposição passa-se a fazer parte da grande família carmelitana, participando de toda a vida espiritual do Carmelo.

- Por ser confeccionado com tecido, o escapulário desgasta-se facilmente; por isso recomenda-se que seja substituído por um novo quando necessário. Este também deverá receber a benção sacerdotal.

Pode ser substituído por uma medalha que represente de uma parte a imagem do Sagrado Coração de Jesus e da outra, a Virgem Maria.

-  O escapulário compromete com uma vida autêntica de cristãos que se conformam às exigências evangélicas, recebem os Sacramentos, professam uma especial devoção à Santíssima Virgem, expressa ao menoscom a recitação diária de três Ave-Marias.

O Escapulário do Carmo não é:

·Um amuleto;

·Uma garantia automática de salvação;

·Uma dispensa de viver as exigências da vida cristã.

Nossa Senhora do Carmo...rogai por nós!