Vem aí a Gincana da Juventude!
NOTÍCIAS 24-08-2012

Falta menos de um ano para a Jornada Mundial da Juventude e nossa Diocese continua "a todo vapor" para manter os jovens da Região unidos no Espírito deste grande acontecimento da Igreja e este marco para nosso País.
Neste mês de agosto, no dia 26, das 8h às 19h, acontece no Ginásio do Colégio Santista (Centro de Atividades Integradas de Santos. Rua Sete de Setembro, 34) a Gincana Diocesana da Juventude. Esta gincana é um evento idealizado e coordenado pela Comissão Juventude da Diocese de Santos e busca incentivar, animar e interagir os jovens das paróquias e regiões de nossa Diocese, como parte dos preparativos para a JMJ.
"O tema da Gincana será "Coragem, Jovem, a Palavra de Deus permanece em vós" e propõe que os jovens se encorajem e acreditem que Deus os acompanha em todos os momentos, sendo Sua presença revelada na Palavra que Ele deixou, mostrando que não é necessário temer as coisas do mundo", explica Pe. Felipe Gonzalez, assessor eclesiástico da Juventude da Diocese de Santos.
Com isso, o lema da Gincana "Os Ministérios são Diversos mas um só é Senhor" (1Cor 12, 5) representa os propósitos da Comissão Diocesana da Juventude, mostrando que diversos são os Ministérios Jovens existentes em nossa Diocese, mas todos pregam e comungam um único Deus e Senhor.

Rafael Oliveira Nascimento, um dos coordenadores da Gincana, explica que "um dos principais objetivos da Comissão Juventude de Santos é o de romper as barreiras que separam cada Movimento Juvenil e manter todos num só Espírito, sem que cada grupo perca sua identidade".
Ao todo serão 8 equipes (8 Regiões Pastorais da Diocese) que deverão ter mascote, grito de guerra e, claro!, muito espírito participativo. Para participar da Gincana, os jovens devem estar inseridos em algum grupo juvenil e procurar o responsável de sua paróquia ou Região para efetuar a inscrição para a Gincana, até o dia 12 de agosto. Não há taxa.

Já para se preparar, os jovens receberam um pré-tarefa - vender uma rifa no valor de R$2,00 - valendo um netbook. A venda gerará pontos para a Equipe e o dinheiro arrecadado reverterá em fundos para a Jornada Mundial da Juventude.
"Calculamos que cada jovem deva se preparar para um gasto de R$500,00 para ir ao Rio, considerando passagens de ônibus, inscrição e eventuais gastos. Por exemplo, o fretamento do ônibus custará R$6000,00. O que estamos buscando é justamente arrecadar recursos para abater neste preço e não tornar tão pesados os custos para os jovens", explica Rafael.
A Gincana começa com a missa e durante todo o dia haverá muitas atividades, dinâmicas, como se costumam fazer em gincanas, mas sem deixar de lado a parte espiritual.
A Gincana da Juventude marcará também o início da Peregrinação da Réplica da Cruz da JMJ que deverá percorrer as paróquias de nossa Diocese.