Quantos viram João Paulo II e quantos Bento XVI?
NOTÍCIAS 20-02-2013

As ruas de Roma estão começando a encher-se de peregrinos que chegam para ver o Papa Bento XVI nos últimos dias de seu pontificado, o que recorda as multidões que chegaram para ver o Beato João Paulo II, o que gera em alguns a pergunta sobre quem acolheu mais pessoas na Cidade Eterna.

Em declarações ao grupo ACI neste 19 de fevereiro, o Padre Christopher Kieran da Casa Pontifícia explicou que o número de pessoas nas audiências e nos ângelus dominicais com o Papa Bento foi "muito bom".

O sacerdote fundamenta sua afirmação na "quantidade de trabalho que temos semanalmente. Respondemos a pedidos para tickets (gratuitos) para as audiências por correio e por correio eletrônico. E a resposta foi muito alta".

Para a última audiência geral do Papa Bento XVI, que será celebrada na quarta-feira 27 de fevereiro, espera-se uma massiva assistência de fiéis, pelo qual se está instalando banheiros portáteis, reorganizando-se as barreiras na praça de São Pedro e requerido maior apoio policial para garantir a segurança.

Em 2004, o Papa João Paulo II recebeu a 507 400 pessoas em 48 audiências gerais celebradas na Sala Paulo VI ou na Praça de São Pedro.

No ano 2012, o Papa Bento XVI acolheu a 447 mil pessoas em 43 audiências gerais nos mesmos lugares.

Ao calcular a média por audiência, os dois Pontífices têm quase o mesmo número de presentes em seus últimos dias de pontificado. João Paulo II teve a 10 570 pessoas por audiência, enquanto que Bento XVI teve 10 395 por encontro.
Desde o início de seu pontificado no ano 2005, o Papa Bento XVI recebeu 20 544 970 peregrinos em diversos encontros, no Vaticano e em sua residência do verão de Castel Gandolfo. Quando seu papado termine em 28 de fevereiro às 8:00 p.m., Bento XVI terá sido Papa por 7,8 anos.

Durante os últimos 8 anos do pontificado do João Paulo II (1997-2004), encontrou-se com 5 207 100 peregrinos em audiências gerais, e 4 milhões nas Jornadas Mundiais da Juventude em Paris, Roma e Toronto.
Embora não haja estatísticas exatas para fazer as comparações sobre a quantidade de peregrinos nas orações dos ângelus dominicais com João Paulo II, sabe-se que com Bento XVI rezaram 1 256 000 pessoas.
Assumindo que o Papa polonês recebesse uma quantidade similar, a quantidade total de pessoas que viram o Papa peregrino seria de 19 255 100 em comparação a 20 544 970 recebidos por Bento XVI.