Dom Jacyr Braido sobre o anúncio da renúncia do Papa Bento XVI
NOTÍCIAS 11-02-2013

A DIOCESE DE SANTOS, por meio do abaixo assinado, Dom Jacyr Francisco Braido, Bispo Diocesano de Santos, sente-se em união com o Papa Bento XVI, que anunciou nesta segunda-feira, 11 de fevereiro, sua renúncia ao Papado, a ser apresentada no dia 28 de fevereiro de 2013. Segundo o Documento do Vaticano II sobre a Igreja "Lumen Gentium", em seu número 22, os Bispos formam um colégio juntamente com o Papa: "Tal como por disposição do Senhor, São Pedro e os demais apóstolos formam um só colégio apostólico, de maneira semelhante o Romano Pontífice, sucessor de Pedro, e os bispos, sucessores dos apóstolos, estão unidos entre si"(LG, 22).
O Código de Direito Canônico reafirma esta unidade: "O Bispo da Igreja de Roma, no qual perdura o múnus concedido pelo Senhor singularmente a Pedro, primeiro dos Apóstolos, para ser transmitida a seus sucessores, é a cabeça do colégio dos Bispos, Vigário de Cristo e aqui na terra pastor da Igreja universal; ele, pois, em virtude do seu múnus, tem na Igreja o poder ordinário supremo, pleno, imediato e universal, que pode sempre exercer livremente" (Cân. 331).

O Romano Pontífice obtém o poder pleno e supremo na Igreja pela eleição legítima por ele aceita (Cân. 332, &1). "Se acontecer que o Romano Pontífice renuncie a seu múnus, para sua validade se requer que a renúncia seja livremente feita e devidamente manifestada, mas não que seja aceita por alguém" (Cân. 332, &2).
Tendo ouvido a notícia nesta segunda-feira, dia 11 de fevereiro, de que o Papa Bento XVI vai apresentar sua renúncia, todos nós da Diocese de Santos manifestamos profundo sentido de unidade e de respeito à sua decisão livre e devidamente manifestada. Colocamo-nos em prece por ele e pela Igreja, de modo particular na Missa de Quarta-feira de Cinza, a ser celebrada na Catedral de Santos, nesta quarta-feira, dia 13 de fevereiro.
Dom Jacyr Francisco Braido, CS
Bispo Diocesano de Santos.

Santos, 11 de fevereiro de 2013