O Papa estará na Via Sacra, confessará jovens e visitará uma favela no Brasil
NOTÍCIAS 07-05-2013

Hoje foi divulgado o programa oficial da viagem do Papa Francisco ao Rio de Janeiro no Brasil, de 22 a 29 de julho, por ocasião da 27ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) durante a qual visitará uma favela, receberá alguns jovens detentos e confessará a cinco jovens.

O Papa sairá do aeroporto romano de Ciampino às 8h45 a.m. de 22 de julho e chegará ao Rio de Janeiro às 4h00 p.m. (hora local). A cerimônia de boas-vindas será uma hora mais tarde nos jardins do Palácio da Guanabara do Rio do Janeiro, onde será recebido pela Presidente da República, Dilma Rousseff.

Até na quarta-feira, 24 de julho, o Santo Padre estará na Residência Sumaré do Rio de Janeiro. Nesse mesmo dia pela manhã se transladará em helicóptero ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida onde celebrará a Santa Missa. Logo almoçará com os bispos e os seminaristas da província no Seminário Bom Jesus de Aparecida. Pela tarde retornará ao Rio de Janeiro para visitar o hospital de São Francisco de Assis.

Na quinta-feira, 25, o Papa receberá as chaves da cidade do Rio de Janeiro e dará a bênçãos das bandeiras olímpicas no Palácio da Cidade. Nessa mesma manhã visitará a comunidade da Varginha (Manguinhos), uma favela "pacificada" onde visitará uma casa de uma família local e dará um discurso. Logo depois de um momento de oração na paróquia local o Santo Padre abençoará o altar e deixará um presente.

Pela tarde, às 18h00, na orla de Copacabana será a festa de acolhida dos jovens ao Santo Padre.

Em 26 de julho, às 10h00, o Papa confessará a cinco jovens da JMJ no parque da Quinta da Boa Vista. Às 11h30 encontrará alguns jovens detentos no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim, onde rezará o Ângelus desde o balcão ao meio-dia.

Às 12h15 saudará ao Comitê Organizador da JMJ e aos seus benfeitores e às 13h00 almoçará, ainda no Palácio Arquiepiscopal com um grupo de jovens. Às 18h00 será a Via Sacra com os jovens na Praia de Copacabana.

No sábado, 27 de julho, será a Santa Missa celebrada com os bispos da JMJ, com os sacerdotes, religiosos e seminaristas na catedral de São Sebastião.

A seguir o Papa encontrará à classe dirigente do país no Teatro Municipal. Finalizado o encontro, almoçará com os cardeais do Brasil, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, os bispos da região e a comitiva papal no refeitório do Centro de Estudos do Sumaré. Às 19h30, será a Vigília de Oração com os jovens no Campus Fidei em Guaratiba.

No domingo, 28, às 9h00, o Papa celebrará a Santa Missa para a Jornada Mundial da Juventude no Campus Fidei em Guaratiba. Nessa tarde se encontrará com o Comitê de Coordenação do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano) no Centro de Estudos do Sumaré.

O Santo Padre se despedirá de Sumaré pouco antes das 17h00 para encontrar-se com os voluntários da MJ e às 18h30 será a cerimônia de despedida do pontífice no aeroporto Galeão/Antônio Carlos Jobim. O Papa sairá do Rio do Janeiro às 19h00 e seu avião aterrissará em Roma na segunda-feira 29 de julho às 11h30.