Papa Francisco anuncia que voltará ao Brasil em 2017
NOTÍCIAS 24-07-2013

Depois de sua homilia na Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o Papa Francisco se dirigiu a sacada que leva o nome do Bispo Emérito de Roma, Bento XVI, para rezar com os fiéis, e surpreendeu a todos ao anunciar que voltará ao Brasil em 2017.

"Eu peço um favor, com jeitinho, rezem por mim. Necessito. Que Deus os abençoe e Nossa Senhora Aparecida cuide de vocês. Até 2017, porque eu vou voltar", anunciou o Santo Padre.

Mais de 200.000 mil pessoas compareceram ao Santuário para vê-lo e aproximadamente 15 mil acompanharam a Santa Missa do interior da Basílica.

Os motivos para o retorno do Papa ao Brasil em 2007 ainda não foram divulgados, mas as especulações giram em torno de duas datas comemorativas, os 300 anos do aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida e o aniversário de 10 anos da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, celebrado em Aparecida, no ano de 2007.

A imagem de Nossa Senhora da Conceição, chamada Aparecida, foi encontrada por três pescadores em 1717, no rio Paraíba do Sul, em São Paulo. A popularidade entre os escravos foi imediata, por conta da pigmentação escura e a simplicidade. A santa foi proclamada padroeira do Brasil em 1930.

E a outra razão para o regresso do Pontífice ao Brasil seria a celebração de 10 anos da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, convocada pelo Papa João Paulo II e confirmada pelo Papa Emérito Bento XVI, de 13 a 31 de maio de 2007, em Aparecida. E teve como lema "Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida", inspirado na passagem que narra "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo 14,6).