O Vaticano promove o esporte como parte da vida cristã
NOTÍCIAS 28-10-2013

No domingo passado centenas de pessoas se uniram à iniciativa "100 metros pela fé" que percorreu a Via da Conciliação até a Praça de São Pedro do Vaticano.

O diretor do departamento "Cultura e Esporte" do Pontifício Conselho da Cultura no Vaticano, Dom Melchor Sánchez de Toca y Alameda, explicou que esta iniciativa procurou recordar que o esporte dirige o homem à plenitude em corpo e alma.

Em uma entrevista concedida ao Grupo ACI, Dom Sánchez explicou que o esporte "é muito importante para uma vida humana plena e o Evangelho se dirige ao homem em sua plenitude, corpo e alma, portanto o esporte ocupa um papel muito importante na autoeducação das pessoas também como elemento ascético, para superar limites e vencer as paixões".

"O apóstolo Paulo compara até em oito ocasiões a vida cristã com uma corrida ou um combate".

"No Ano da Fé quisemos levar o esporte ao coração da Igreja, representado na Praça de São Pedro, que é o lugar da confissão de fé do apóstolo Pedro com uma corrida de revezamento, recordando que a fé em Deus é algo que se transmite de testemunha a testemunha, de pessoa a pessoa", acrescentou.

Os "100 metros de corrida e fé" transformaram a Via da Conciliação e a Praça de São Pedro em uma pista de atletismo onde participaram fiéis das paróquias de Roma, famílias, seminaristas, e inclusive atletas olímpicos como o britânico Jason Gardener, medalha de ouro nas Olimpíadas de Atenas 2004 no revezamento 4x100m.