Patriarca da Terra Santa: O Papa estará em maio na Jordânia, Israel e Palestina
NOTÍCIAS 23-12-2013

A visita do Papa Francisco à Jordânia, Israel e Palestina em maio de 2014, o Sínodo Extraordinário da Família em Roma em outubro do mesmo ano e o conflito israelo-palestino são parte dos temas da agenda do Patriarca Latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal, que divulgou em sua mensagem de Natal aos jornalistas.

O Patriarca expôs que o Pontífice "tem no seu coração a Terra Santa e o Médio Oriente. As suas declarações provaram-nos que a Santa Sé mantém a mesma linha no que se refere à nossa região" e ressaltou que o Pontífice divulgou em Roma no último dia 21 de novembro, diante de todos os patriarcas e arcebispos das Igrejas orientais católicas, a sua "grande preocupação" apelando a que "não nos resignemos a um Oriente sem cristãos".

Com respeito à situação política, Twal assinalou que "a situação no Médio Oriente é cada vez mais complexa e dramática. Os cenários do que se passou na Síria e no Iraque podem-se repetir noutros locais, como se pode ver no Egito e na Líbia. A instabilidade atinge todos, cristãos incluídos, que são tentados pela emigração".

Pediu que para evitar que o conflito se propague, "é preciso instaurar, imediatamente, na Síria, o cessar-fogo e impedir qualquer entrada de armas", ressaltando que "todos vós sois testemunhas diretas do sofrimento das vítimas e dos refugiados, sobretudo neste período de frio".

O Patriarca assinalou que a festa do Natal faz com que o olhar do mundo se vire para Belém. É no coração dos conflitos e da violência que devastam o nosso Médio Oriente que

surge a ternura do mistério do Natal.".

Em nome do Patriarcado Latino, fez extensivo também o seu agradecimento à Caritas Jordânia, pela sua solidariedade e compromisso com os pobres.

Ao referir-se ao ecumenismo e diálogo inter-religioso destacou o encontro celebrado na Páscoa no dia 5 de maio, entre os Católicos da Terra Santa e Ortodoxos. "A unificação da data da Páscoa não é fácil, mas é um primeiro passo para uma unidade completa o que exige esforços de parte a parte".

Condenou toda forma de fundamentalismo religioso que causou vandalismo afetando "cerca de vinte Lugares Santos ou locais de culto".

Em sua mensagem mencionou também a alegria "de ver partir 120 jovens da Terra Santa para estarem presentes na JMJ do Rio de Janeiro".

Em conclusão expressou que "elevo ao céu a minha oração em comunhão com os meus vigários, padre e fiéis da Terra Santa para que os cristãos, os judeus e muçulmanos juntos encontrem nas suas heranças espirituais espaços comuns em que possam trabalhar concertadamente para porem um termo à injustiça, à opressão, à ignorância e a todos os atos que destroem o dom de Deus em nós - a dignidade humana".

"Que o Menino Jesus, nesta época do Natal, conceda a paz a todos os povos da região. Boas Festas", finalizou.