Diocese de Santos ganha relíquia de São João Paulo II
NOTÍCIAS 01-04-2014
A Diocese de Santos foi contemplada com uma relíquia de primeiro grau* de São João Paulo II (canonizado em 27 de abril, Festa da Divina Misericórdia) e que será entronizada na Capela que leva o nome do Santo, pertencente à Paróquia N. Sra. do Rosário de Pompéia, em Santos: a relíquia são fi os de cabelo do Papa João Paulo II conservados em um relicário, onde se lê a inscrição "Ex capillis Joannis Pauli II Papae" ("cabelos do Papa João Paulo II", em tradução livre).

O pedido da relíquia foi feita pelo bispo diocesano de Santos, Dom Jacyr Francisco Braido,CS, no início deste ano, a partir da solicitação do pároco, pe. Antonio Baldan Casal, tendo em vista a importância da vida e obra de João Paulo II: "Entretanto", explica o pároco, "o tipo de relíquia que nos foi entregue  uma deliberação exclusiva do Vicariato de Roma (órgão que concede a guarda das relíquias para as dioceses), que determina o que pode ser entregue quando é feito o pedido".

O pároco lembra ainda que "uma relíquia não é um amuleto ou um objeto mágico, mas, sim, um sinal, a memória física, o testemunho vivo que nos remente a um momento histórico de uma pessoa que testemunhou com obras e palavras o seu seguimento de Jesus. É isto que devemos reconhecer quando estamos diante de uma relíquia: a fi delidade daquele santo ou santa ao projeto de vida proposto por Jesus e como nós devemos também Diocese de Santos ganha relíquia de São João Paulo II viver em nossas vidas esse mesmo projeto".

A relíquia de S. João Paulo II será apresentada aos fi éis no dia 27 de abril (Festa da Divina Misericórdia e dia de sua canonização), em todas as missas na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia (8h, 10h, 12h, e 19h30), e às 17 horas haverá missa festiva na Capela João Paulo II (Rua Evaristo da Veiga,177 - Campo Grande) com a bênção solene da relíquia.

TIPOS DE RELÍQUIA
*Padre Ricardo de Barros Marques (da Diocese de Santos que atualmente está estudando em Roma e que protocolou o pedido
da relíquia no Vicariato), explica que a Igreja Católica considera a existência de três tipos de relíquias: "Existem as relíquias consideradas de primeiro grau, ou seja, são partes do corpo de um santo - ossos, sangue, cabelo etc.); as de segundo grau são os objetos que pertenceram ao santo (roupas, rosário, cajado) e as de terceiro grau que são itens que foram tocados pelo religioso".

A Igreja de N. Sra. do Rosário de Pompéia possui ainda diversas relíquias de outros santos: Sta. Bakhita, Sta. Catarina de Sena, S. Domingos, S. Cecília, S,. Maria Goretti, S. Pio X, S. João Bosco, S. Terezinha do Menino Jesus, S. Rita de Cássia, dentre outros.

SERVIÇO
27/4 - Apresentação da relíquia de S. João Paulo II na igreja de N. Sra. do Rosário de Pompéia - Praça Benedito Calixto, 1 - Pompéia - Santos. Tel.: 913)3251-7191.

27/4 - 17h - Missa solene na Capela João Paulo II - Rua Evaristo da Veiga,177 - Campo Grande, Santos. Tel.: (13) 3251-7191. A Capela funciona de Segunda à Sábado, das 15h às 18h (quando acontece a oração do Terço), e missa toda quarta-feira, às 19 horas.