Papa Francisco chama os mafiosos à conversão: "Abram os seus corações ao Senhor"
NOTÍCIAS 23-02-2015

O Papa Francisco recebeu neste fim de semana os fiéis da diocese italiana de Cassano all'Jonio, na região da Calábria, onde tem importante presença a máfia italiana N'dranghetta. Em sua mensagem, o Santo Padre encorajou os membros das organizações mafiosas a converter-se e abrir seus corações a Deus.

Francisco, que visitou a região em 21 de junho de 2014, assinalou aos participantes que "a lembrança da visita a sua comunidade diocesana está ainda viva em meu coração: as reuniões com os presidiários, os doentes, com os sacerdotes, religiosos, seminaristas".

"Que o Senhor os ajude a caminhar sempre unidos, nas paróquias e nas associações, guiados pelo Bispos Galantino e os sacerdotes; os ajude a ser comunidades acolhedoras, levando a Cristo aqueles que não conseguem perceber a sua presença que salva".

O Santo Padre reafirmou "um pensamento que sugeri durante minha visita: Quem ama Jesus, quem ouve e acolhe a sua Palavra e quem responde com sinceridade o chamado do Senhor, jamais pode produzir más obras. Ou Jesus ou o mal! Jesus não convidou os demônios da cena: afastavam-se, porque eram maus. Ou Jesus ou o mal!".

"O cristão nunca pode violar a dignidade das pessoas, nunca pode cometer gestos de violência contra o irmão e o ambiente".

Francisco advertiu que se os gestos externos "de religiosidade não se acompanham da conversão real e pública não são suficientes para serem considerados na comunhão com Cristo e sua Igreja".

"A todos os que escolheram o caminho do mal e são afiliados às organizações mafiosas renovo meu convite à conversão. Abram seus corações ao Senhor".

O Santo Padre assegurou aos membros da máfia que "o Senhor os espera e a Igreja os acolhe, como pública foi a sua escolha para servir o mal, clara e pública também será sua vontade de servir o bem".

Francisco também animou os fiéis de Cassano a "preservar e transmitir em todo seu esplendor para as gerações futuras", pois "a beleza de sua terra é um dom de Deus e um patrimônio".

"Deve ser o compromisso corajoso de todos, a partir das instituições, de modo que não esteja marcado irremediavelmente por interesses mesquinhos", disse.

Ao finalizar, o Papa invocou "a proteção de Maria, venerada pelos fiéis de Cassano all'Jonio como Nossa Senhora da Cadeia e Nossa Senhora do Castelo" e lhes concedeu a sua bênção.