Diocese de Santos se prepara para período de Quaresma, que começa no dia 18
NOTÍCIAS 05-02-2015

Os católicos se preparam para começar um período importante da religião. A Diocese de Santos celebra a Missa de Cinzas no dia 18 de fevereiro, às 9 horas, na Catedral de Santos, presidida por Dom Jacyr Francisco Braido, Bispo Diocesano de Santos, com a presença de Dom Tarcísio Scaramussa, Bispo coadjutor, padres das nove cidades da Baixada Santista, religiosas, seminaristas e leigos das comunidades.

A Missa de Cinzas abre o tempo da Quaresma, período de quarenta dias, em que os cristãos se preparam para a grande celebração da Páscoa do Senhor Jesus (29/3 a 5/4 - Semana Santa e Páscoa), a maior festa do Calendário Litúrgico da Igreja Católica. E é neste Tempo da Quaresma também que a Igreja Católica no Brasil realiza a Campanha da Fraternidade, em que conclama os cristãos a voltarem a atenção para aspectos específicos da realidade que precisam de mudanças. Este ano, a Campanha da Fraternidade tem como tema "Fraternidade: Igreja e Sociedade", e como lema "Eu vim para servir".

Dentre os objetivos específicos da Campanha da Fraternidade de 2015, estão: "fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade; apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da Doutrina Social da Igreja; atuar profeticamente, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidária" (cf. texto base, p. 14).

Em relação ao "gesto concreto" que as igrejas são chamadas a realizar neste período da Campanha da Fraternidade, a Diocese de Santos, estará intensificando a coleta de assinaturas nas paróquias das nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista (área de abrangência da Diocese) para o "Projeto de Lei de Iniciativa Popular", elaborado pela Coalização pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, que busca afastar das eleições o financiamento de empresas, melhorar o sistema eleitoral, promover a inclusão política das mulheres, dos grupos sub-representados e aperfeiçoar a democracia direta. A Coalização é formada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), OAB, MCCE, Plataforma dos Movimentos Sociais e mais de 98 entidades da sociedade civil. As paróquias estarão recebendo as folhas de coletas que depois serão devolvidas ao Centro Pastoral Diocesano e enviados a Brasília.